A campanha de vacinação para cães e gatos contra a raiva será realizada entre os dias 15 e 28 de agosto na cidade de São Paulo.
A raiva não tem cura, e a vacinação é a única forma eficaz de controlar a doença.
Podem tomar a dose animais sadios, a partir de 3 meses. Durante a campanha, haverá postos em diferentes bairros da cidade.
Segundo a veterinária Maria Cristina Novo Campos Mendes, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da prefeitura, os bichinhos que estejam em tratamento, tomando medicamentos, devem esperar a recuperação para serem imunizados. A prefeitura oferece a vacina gratuitamente, durante o ano todo. Veja os Postos de vacinacao aquí na nossa região.
A veterinária lembra que qualquer medicamento pode dar reações, mas, nesse caso, não costumam ser graves. “O animal pode ficar febril, jururu, como criança no dia da vacina. Mas o dia é normal. Pode fazer tudo, comer normalmente”, diz.
DIA DA VACINA
Qualquer pessoa pode levar o animal ao posto durante a campanha. Não é necessário apresentar documentos, e o bichinho recebe o certificado de imunização.
Cães devem estar com guia e coleira e, no caso dos grandes ou bravos, focinheira. Gatos devem ser levados na caixa de transporte, para reduzir o estresse.
POR LÍVIA MARRA
Postado dia 09 de agosto , 2016