Polícia Comunitária e o Planalto
A SAPP vem fazendo gestões junto aos órgãos públicos no sentido de se implantar uma base da polícia comunitária no bairro.
O que é a Polícia Comunitária
O Policiamento Comunitário ou de Aproximação pode ser definido como uma filosofia de ação policial. É um tipo de policiamento que se utiliza de estratégias de aproximação, envolvimento e comprometimento com as comunidades onde o serviço de preservação da ordem pública é prestado.
Com o objetivo de implantar essa nova filosofia, em 1997, a Policia Militar do Estado de São Paulo criou a Comissão Estadual de Polícia Comunitária, que hoje se transformou na Divisão de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, que tem o objetivo de implementar no Estado o policiamento comunitário.
Para que Serve a Polícia Comunitária
Ela serve para mobilizar os seus recursos e esforços na busca de respostas preventivas para os problemas locais das comunidades e a solução pacífica de conflitos.
Baseada em experiências positivas no exterior, a policia comunitária baseia sua ação no esforço conjunto da polícia e da comunidade em trabalharem juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como crimes, tráfego de drogas, ameaças, de ordem física ou moral, além de ajudar os bairros em decadência, a recuperar a qualidade geral de vida destes.
A Polícia Comunitária Atua Segundo 10 Mandamentos
- O policial deve incentivar o cidadão a participar na identificação, priorização e solução dos problemas da comunidade;
- Ele precisa descobrir os anseios e as preocupações da comunidade;
- Deve conhecer a realidade do local onde trabalha, fazendo com que os cidadãos o conheçam;
- O policial deve trabalhar de modo a prevenir ocorrências, não esperando os problemas surgirem;
- Deve atuar como um chefe de polícia local;
- Precisa agir de acordo com a lei e a ética, com confiança ao atender a comunidade;
- O policial militar deve dedicar atenção especial à proteção das pessoas mais vulneráveis: jovens, idosos, deficientes, etc.;
- Ele precisa confiar em seu discernimento, sabedoria, experiência e, sobre tudo, na formação que recebe, pois isso permite encontrar soluções criativas para os problemas da comunidade;
- O policial militar deve atualizar-se sempre, pois a Policia Militar e a sociedade estão em constante evolução;
- Ele deve integrar-se à comunidade e ajudar as pessoas a resolverem os problemas.
- Policia Militar do Estado de São Paulo / Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos
- Instituto Sou da Paz: http://www.soudapaz.org
- Policiamento Comunitário: http://policiamentocomunitario.blogspot.com
Fontes de Informações
Comentário SAPP
Agora que já sabemos o que é, para que serve e como age a polícia comunitária cabe a nós cidadãos sujeitos e atuantes deste projeto fazer valer esses mandamentos para que possamos construir uma sociedade cada vez mais atuante e co-responsável pelas mudanças que desejamos ver em nossa comunidade.